Blog de conteúdo de ciências, biologia e farmácia com publicações de interesse da comunidade geral e científica... Embarquem nesse mundo fascinante.
sexta-feira, 24 de julho de 2015
Correu algum risco com HIV? Fique atento que tem novo protocolo pelo SUS
A idéia é simplificar a prescrição para o tratamento de profilaxia pré-exposição (PEP) do HIV e reduzir tempo de acompanhamento de seis para três meses.
Cerca de 757 mil casos de portadores de HIV já foram notificados de 1980 até hoje. Hoje tem se 39 mil novos casos por ano, com queda de mortalidade de 13%. Os jovens apresentam maior taxa de detecção da doença.
O novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas: Profilaxia Antirretroviral Pós-Exposição de Risco para Infecção pelo HIV (PEP) contempla acidentes ocupacionais, violência sexual e relação sexual consentida e foi publicado ontem (23/07) no Diário Oficial da União.
As recomendações incluem o tratamento que deve ser ministrado até 72 horas após a exposição ao vírus. O tempo ideal seria nas primeiras duas horas de contato com o risco. Nos primeiros 28 dias o usuário faria a tomada de 4 antirretrovirais (tenofovir, lamivudina, atazanavir e ritonavir). Com essa simplificação qualquer profissional de saúde poderá dispensar seu uso, antes essa dispensação só era feita por especialista.
Vale lembrar que o Brasil é pioneiro na distribuição gratuita de tratamento para HIV, já dispensou quase 90.000 tratamentos. O total atendido é de mais de 400.000 pacientes. O repertório é de 22 medicamentos, com 12 destes produzidos no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário