terça-feira, 7 de julho de 2015

HIPERTENSÃO (TUDO O QUE VOCÊ QUERIA SABER, MAS NÃO TINHA PARA QUEM PERGUNTAR.... ) Parte 1

O que é hipertensão?

Pressão alta como é mais conhecida a hipertensão, é a pressão arterial maior ou igual a 14 por 9. Deve-se levar em conta a idade, já que com a idade a pressão arterial pode se modificar e não necessariamente a pessoa será hipertensa. O ideal é sempre avaliar a pressão e caso tenha histórico na família ficar mais atento.



Porque acontece?

Pode ser por vários motivos. Ocorre a contração dos vasos onde o sangue circula aumentando com isso a pressão.



                              http://www.artervas.com.br/hipertensao/img/hipertensao.jpg


 
 

Quais são as consequências da pressão alta?
Muita gente não se cuida porque muitas vezes não sente nenhum sintoma. Porém essa pressão alterada ataca vários órgãos nobres e vitais como coração, rins e cérebro. Além disso o vaso é uma estrutura delicada, e com a passagem do sangue com pressão alterada vai sendo machucada que com o tempo vai enrijecendo e perdendo a elasticidade natural podendo romper ou entupir. Quando isso ocorre no cérebro é o famoso e trágico AVC. Nos rins ocorre a alteração ou paralisação ocasionando em vários doentes renais precisando de diálise ou hemodiálise E no coração pode ocasionar um infarto.


Democracia da doença

  
Essa doença ataca todos, seja homem, mulher, crianças, magros ou gordos, calmos ou nervosos. Uma a cada quatro pessoas adultas tem hipertensão. Existe alguns fatores de risco para a doença.




Tratamento

A hipertensão não tem cura, porém tem tratamento que mantém os níveis adequados e impede complicações.
Existe algumas pessoas que desenvolvem uma hipertensão em algum período da vida e que passado essa fase, a pressão normaliza, um exemplo é durante a gravidez. Todavia, na maioria dos casos a pessoa sempre fará uso de medicamentos.
Num primeiro momento e após uma série de exames, o médico em geral tenta controlar essa pressão através da mudança de hábitos de vida como alimentação saudável, diminuição do sal, prática de exercícios, afastamento dos fatores de estresse, etc.

Quando só essas ações não funcionam ou quando os níveis pressóricos estão acima de 180/110 mmHg (18x10) é necessário entrar com tratamento farmacológico.
É importante para o paciente já em risco de desenvolver hipertensão ou hipertenso adquirir um equipamento para acompanhar sua pressão diariamente ao acordar pela manhã. Se for usuário de medicamento para hipertensão, essa medição antes da tomada do medicamento vai verificar se o medicamento está sendo efetivo. Os equipamentos automáticos são a melhor escolha pois são de fácil manuseio. Procure sempre o selo do INMETRO para garantir a qualidade.

É importante que o paciente tome o medicamento todos os dias e de preferência no mesmo horário conforme prescrição médica e acompanhamento do farmacêutico. Muitas pessoas só tomam quando sente um desconforto e isso faz com que o tratamento não seja eficaz trazendo riscos.
Marcela Lira Correia é Mestre em biotecnologia, bióloga, estudante de farmácia e mãe.


Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário